musse de manga, doce, dicas, receitas - blogster.com.br

Você sabia que a manga é uma fruta deliciosa, nutritiva e versátil? Ela pode ser consumida in natura, em sucos, saladas, sorvetes e até em sobremesas como a musse de manga. A musse de manga é uma receita fácil, rápida e refrescante, que leva poucos ingredientes e agrada a todos os paladares.

5 Dicas de musse de manga

Neste artigo, você vai aprender como fazer essa sobremesa, conhecer um pouco da sua origem e descobrir 5 dicas de receitas que combinam com ela. Vamos lá?

O que é a musse de manga e por que ela é tão boa?

A musse de manga é uma sobremesa cremosa, aerada e gelada, feita com polpa de manga, creme de leite, leite condensado e gelatina. Ela tem uma textura leve e um sabor doce e frutado, que contrasta com o azedinho do creme de leite.

A musse de manga é uma ótima opção para servir em dias quentes, pois é refrescante e ajuda a hidratar o corpo. Além disso, a manga é uma fruta rica em vitaminas A, C e E, antioxidantes, fibras e minerais, que trazem benefícios para a saúde da pele, dos olhos, do sistema imunológico e do intestino.

Como fazer a musse de manga ?

Para fazer a musse de manga, você vai precisar de:

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 2 mangas maduras e picadas
  • 1 envelope de gelatina sem sabor
  • 4 colheres de sopa de água

O modo de preparo:

  1. Dissolva a gelatina na água e leve ao micro-ondas por 15 segundos, ou até ficar líquida.
  2. Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e a manga, até obter um creme homogêneo.
  3. Adicione a gelatina dissolvida e bata mais um pouco, para incorporar bem.
  4. Despeje a mistura em uma forma ou em taças individuais e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou até firmar.

De onde vem a musse de manga?

A musse de manga é uma receita que tem origem na culinária francesa, mas que foi adaptada ao paladar brasileiro. A palavra musse vem do francês mousse, que significa espuma, e se refere à textura aerada da sobremesa. A musse francesa é feita com claras em neve, creme de leite fresco e chocolate, café, frutas ou outros sabores.

Ela foi criada no século XVIII, pelo chef francês Charles Ranhofer, que trabalhava no famoso restaurante Delmonico’s, em Nova York. Ele batizou a sua criação de mousse à la reine, em homenagem à rainha Maria Antonieta, que era sua cliente.

A musse de manga chegou ao Brasil no século XX, trazida pelos imigrantes europeus, que encontraram na manga uma fruta abundante, barata e saborosa. Eles substituíram o creme de leite fresco pelo creme de leite de lata, e acrescentaram o leite condensado e a gelatina, para dar mais consistência e doçura à sobremesa.

Assim, a musse de manga se tornou uma das receitas mais populares e queridas do Brasil, sendo encontrada em restaurantes, padarias, festas e lares de todo o país.

musse de manga, doce, dicas, receitas - blogster.com.br

5 Dicas de receitas que combinam com a musse de manga

A musse de manga é uma sobremesa que combina com diversas outras receitas, tanto salgadas quanto doces. Veja algumas sugestões:

Frango ao curry: O frango ao curry é um prato de origem indiana, que leva frango cozido em um molho de leite de coco, curry, gengibre e outras especiarias. Ele tem um sabor picante e aromático, que contrasta com o doce e o frescor da musse de manga.

Salada de folhas verdes com molho de iogurte: Uma salada de folhas verdes, como alface, rúcula, agrião e espinafre, temperada com um molho de iogurte, limão, sal e pimenta, é uma ótima opção para acompanhar a musse de manga. Ela é leve, saudável e refrescante, e equilibra o paladar.

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate: O bolo de cenoura com cobertura de chocolate é um clássico da confeitaria brasileira, que agrada a todos os gostos. Ele é macio, úmido e tem um sabor irresistível. A musse de manga pode ser servida como um recheio ou uma cobertura para o bolo, dando um toque frutado e cremoso à receita.

Pudim de leite condensado: O pudim de leite condensado é outra sobremesa tradicional e deliciosa, que leva leite condensado, leite, ovos e calda de caramelo. Ele é firme, doce e tem uma textura aveludada. A musse de manga pode ser usada para decorar o pudim, ou para fazer uma camada extra de sabor.

Torta de limão: A torta de limão é uma receita fácil e rápida, que leva uma massa de biscoito, um recheio de leite condensado e suco de limão, e uma cobertura de merengue. Ela tem um sabor azedinho e doce, que harmoniza com a musse de manga. Você pode colocar a musse de manga sobre a torta, ou fazer uma torta mousse, intercalando camadas de massa, recheio e musse.

Conclusão

A musse de manga é uma sobremesa deliciosa, nutritiva e versátil, que pode ser feita em poucos minutos e com poucos ingredientes. Ela é perfeita para servir em dias quentes, pois é refrescante e hidratante. Além disso, ela combina com diversas outras receitas, tanto salgadas quanto doces, criando um contraste de sabores e texturas.

Neste artigo, você aprendeu como fazer a musse de manga, conheceu um pouco da sua origem e descobriu 5 dicas de receitas que combinam com ela. Esperamos que você tenha gostado e que experimente essas delícias em sua casa. E não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Jennifer Soares
Jennifer Soares

É uma entusiasta criadora de conteúdo para blogs, formada em Marketing e apaixonada por culinária.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.