Você já experimentou pavê de pêssego? Essa é uma sobremesa deliciosa, fácil de fazer e que vai agradar a todos os paladares. O pavê de pêssego é uma camada de biscoito maisena umedecido no leite, coberta por um creme branco de chocolate e leite condensado, e finalizada com pedaços de pêssego em calda. Uma combinação perfeita de texturas e sabores!
5 Dicas de pavê de pêssego
Neste artigo, você vai aprender como fazer essa receita, conhecer um pouco da sua origem e descobrir outras dicas de receitas com os mesmos ingredientes. Confira!
O que é pavê e qual a sua origem?
O pavê é uma sobremesa típica da culinária francesa, que significa “pavimento” ou “calçada”. Isso porque o pavê é montado em camadas, como se fosse um piso. O pavê tradicional é feito com biscoitos champanhe, creme de confeiteiro e chocolate, mas existem muitas variações com outros ingredientes.
O pavê chegou ao Brasil no século XIX, trazido pelos imigrantes europeus, e logo se popularizou por ser uma sobremesa simples e saborosa. O pavê de pêssego é uma das versões mais apreciadas pelos brasileiros, especialmente nas festas de fim de ano.
Como fazer pavê de pêssego?
Para fazer pavê de pêssego, você vai precisar de:
Ingredientes:
- 1 pacote de biscoito maisena
- 500ml de leite
- 1 lata de pêssego em calda
- 200g de chocolate branco nobre
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 caixinha de leite condensado
- 2 colheres de sopa de amido de milho
Agora que você ja separou os ingredientes, veja como preparar essa receita deliciosa, é tudo muito simples e facil de fazer.
O modo de preparo é simples:
- Em uma panela, misture o leite condensado, o amido de milho e metade do leite. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Reserve.
- Em outra panela, derreta o chocolate branco em banho-maria ou no micro-ondas. Junte o creme de leite e misture bem. Reserve.
- Em um refratário, faça uma camada de biscoito maisena umedecido no leite restante. Por cima, espalhe metade do creme branco de chocolate. Em seguida, distribua metade dos pêssegos picados. Repita as camadas, terminando com o creme branco e os pêssegos. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.
Qual a história do pavê de pêssego?
Não se sabe ao certo quando e onde surgiu o pavê de pêssego, mas há algumas hipóteses. Uma delas é que a receita foi criada por um confeiteiro francês que trabalhava em um hotel de luxo no Rio de Janeiro, na década de 1930.
Ele teria aproveitado os pêssegos em calda que eram importados da Europa para fazer uma sobremesa diferente e sofisticada.
Outra possibilidade é que o pavê de pêssego tenha sido inventado por uma dona de casa brasileira, que adaptou o pavê tradicional com os ingredientes que tinha à mão.
Ela teria usado o biscoito maisena, que era mais barato e fácil de encontrar do que o biscoito champanhe, e o pêssego em calda, que era uma fruta exótica e cara na época.
Seja qual for a verdadeira origem, o fato é que o pavê de pêssego conquistou o paladar dos brasileiros e se tornou uma das sobremesas mais queridas do país.
5 Dicas de receitas que combinam com pavê de pêssego
Se você gostou do pavê de pêssego, que tal experimentar outras receitas com os mesmos ingredientes? Veja algumas sugestões:
Torta de pêssego: Faça uma massa de biscoito maisena triturado com manteiga e forre uma forma de fundo removível. Leve ao forno por 10 minutos. Em seguida, recheie com o creme branco de chocolate e os pêssegos picados. Leve à geladeira até firmar e desenforme.
Pudim de leite condensado com calda de pêssego: Faça um pudim de leite condensado tradicional, usando o leite, o leite condensado e os ovos. Asse em banho-maria no forno. Depois de frio, desenforme e cubra com uma calda feita com o suco da lata de pêssego e uma colher de amido de milho, levados ao fogo até engrossar. Decore com os pêssegos em fatias.
Mousse de chocolate branco com pêssego: Derreta o chocolate branco em banho-maria ou no micro-ondas. Junte o creme de leite e misture bem. Bata as claras em neve e incorpore delicadamente ao creme de chocolate. Leve à geladeira até firmar. Sirva em taças com os pêssegos picados por cima.
Bolo de pêssego com creme: Faça um bolo simples de sua preferência, usando o biscoito maisena triturado no lugar da farinha de trigo. Corte o bolo ao meio e recheie com o creme branco de chocolate. Cubra com uma camada de chantilly e decore com os pêssegos em fatias.
Brigadeiro de chocolate branco com pêssego: Em uma panela, misture o leite condensado, o chocolate branco picado e a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até soltar do fundo da panela. Deixe esfriar e enrole em bolinhas. Passe no açúcar cristal e coloque um pedaço de pêssego no centro de cada brigadeiro.
Conclusão
O pavê de pêssego é uma sobremesa deliciosa, fácil de fazer e que vai surpreender seus convidados. Você aprendeu como fazer essa receita, conheceu um pouco da sua origem e descobriu outras dicas de receitas com os mesmos ingredientes. Agora é só colocar a mão na massa e se deliciar!
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha sido útil para você. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber o que você pensa. Até a próxima!
Veja também: 5 Dicas de pavê argentino
Sobre o Autor
0 Comentários