Você já experimentou uma empadinha de frango? Essa é uma receita típica da culinária brasileira, que consiste em uma massa crocante recheada com frango desfiado e temperado. É uma delícia que pode ser servida como entrada, lanche ou até mesmo como prato principal.
5 Dicas de empadinha de frango
Neste artigo, vamos te ensinar como fazer essa receita e te dar algumas dicas de como variar o sabor e a apresentação da sua empadinha de frango. Vamos lá?
O que é uma empadinha de frango?
A empadinha de frango é um tipo de salgado assado, que tem origem na empada portuguesa. A diferença é que a empadinha é menor e tem uma massa mais leve e quebradiça, enquanto a empada é maior e tem uma massa mais firme e compacta.
A empadinha de frango é um dos recheios mais populares, mas também existem outras opções, como carne, queijo, palmito, camarão e até doce de leite. Você pode fazer a empadinha de frango em forminhas individuais ou em uma forma grande, cortando em pedaços depois de assada. O importante é que a massa fique bem dourada e crocante, e o recheio bem cremoso e saboroso.
Como fazer a receita de empadinha de frango?
Para fazer a receita de empadinha de frango, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
Ingredientes:
- 500g de farinha de trigo
- 200g de margarina
- 1 colher de chá de sal
- 2 ovos
- 75ml de água
- 500g de frango desfiado
- 2 tomates picados
- 3 dentes de alho
- 1 cebola media picada
- 1/2 xícara de azeitona
- 1 colher de sopa de colorau
- 400ml de água do cozimento do frango
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- sal a gosto
- salsinha e cebolinha a gosto
- pimenta do reino a gosto
Agora que você ja separou os ingredientes, veja como preparar essa receita deliciosa, é tudo muito simples e facil de fazer.
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma tigela, misture a farinha de trigo, a margarina, o sal, um ovo e a água, até formar uma massa homogênea e que não grude nas mãos. Se necessário, acrescente mais farinha ou água. Reserve a massa na geladeira por 30 minutos.
- Em uma panela, refogue o alho e a cebola, até ficarem macios. Adicione o frango desfiado, os tomates, as azeitonas, o colorau, o sal, a pimenta, a salsinha e a cebolinha, e misture bem. Dissolva a farinha de trigo na água do cozimento do frango e junte ao refogado, mexendo até engrossar. Deixe esfriar um pouco.
- Preaqueça o forno a 180°C e unte as forminhas de empadinha com margarina. Abra a massa com um rolo e corte círculos um pouco maiores que as forminhas. Forre o fundo e as laterais das forminhas com a massa, deixando uma borda para fechar depois. Coloque uma colher de sopa de recheio em cada forminha e cubra com outro círculo de massa, apertando as bordas para selar. Faça um furo no centro de cada empadinha com um palito, para sair o vapor. Pincele a superfície das empadinhas com o outro ovo batido e leve ao forno por cerca de 25 minutos, ou até dourar.
- Retire as empadinhas do forno e deixe esfriar um pouco antes de desenformar. Sirva quente ou fria, como preferir.
A origem da empadinha de frango
A empadinha de frango é uma receita que tem influência da culinária portuguesa, mas que foi adaptada ao gosto e aos ingredientes brasileiros.
A empada portuguesa é um prato antigo, que já era mencionado em livros de receitas do século XVI. Ela era feita com uma massa de farinha, água e banha, recheada com carne de porco, galinha, peixe ou frutos do mar, e assada em forno de lenha.
A empada chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses, que trouxeram também a tradição de fazer salgados assados para as festas religiosas.
No Brasil, a empada ganhou variações de recheio, como o frango, o queijo e o palmito, e também de massa, que ficou mais leve e quebradiça, dando origem à empadinha.
A empadinha de frango se tornou uma das mais populares, por ser uma receita simples, econômica e saborosa.
5 Dicas de receitas que combinam com a empadinha de frango
A empadinha de frango é uma receita versátil, que pode ser servida em diversas ocasiões e combinar com vários acompanhamentos. Aqui estão algumas dicas de receitas que harmonizam bem com a empadinha de frango:
Salada de folhas verdes: Uma salada de folhas verdes, como alface, rúcula, agrião e espinafre, temperada com azeite, vinagre, sal e pimenta, é uma opção leve e refrescante para acompanhar a empadinha de frango. Você pode incrementar a salada com tomates, cenouras, pepinos, queijo ou nozes, se quiser.
Arroz de forno: Um arroz de forno, feito com arroz cozido, queijo, presunto, milho, ervilha, creme de leite e queijo ralado, é uma opção cremosa e gratinada para acompanhar a empadinha de frango. Você pode variar os ingredientes do arroz de forno, de acordo com o seu gosto e o que tiver na geladeira.
Creme de milho: Um creme de milho, feito com milho verde, leite, manteiga, farinha de trigo, sal e noz-moscada, é uma opção suave e aveludada para acompanhar a empadinha de frango. Você pode servir o creme de milho quente ou frio, e decorar com salsinha picada.
Maionese de batata: Uma maionese de batata, feita com batatas cozidas e picadas, maionese, mostarda, sal, pimenta, salsinha e cebolinha, é uma opção clássica e deliciosa para acompanhar a empadinha de frango. Você pode adicionar outros ingredientes à maionese de batata, como cenoura, azeitona, ovo cozido ou frango desfiado.
Suco de frutas: Um suco de frutas, feito com frutas frescas ou congeladas, água, açúcar ou adoçante, é uma opção natural e refrescante para acompanhar a empadinha de frango. Você pode fazer o suco de frutas com a fruta que preferir, como laranja, limão, abacaxi, maracujá, morango ou manga.
Conclusão
A empadinha de frango é uma receita fácil, rápida e saborosa, que pode ser feita com ingredientes simples e que você tem em casa. É uma ótima opção para servir como entrada, lanche ou prato principal, e combina com vários acompanhamentos.
Você pode fazer a empadinha de frango em forminhas individuais ou em uma forma grande, e variar o recheio como quiser. Experimente fazer essa receita e surpreenda a sua família e os seus amigos com essa delícia.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que tenha aprendido como fazer a empadinha de frango. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber o que você achou. Obrigado por ler e até a próxima!
Veja também: 5 Dicas de empadão de frango cremoso
Sobre o Autor
0 Comentários