sorvete de flocos, receitas, dicas, sobremesa - blogster.com.br

O sorvete de flocos é um dos sabores mais clássicos e queridos pelos brasileiros. Ele é feito com uma base de creme e pedacinhos de chocolate que se derretem na boca.

5 dicas de sorvete de flocos

Neste artigo, vamos te contar um pouco sobre a origem dessa delícia e te dar 5 dicas de receitas com seus ingredientes que combinem com o tema principal do artigo.

O que é sorvete de flocos?

O sorvete de flocos é uma receita que surgiu na Itália, no século XIX, como uma variação do sorvete de baunilha. Na época, os confeiteiros italianos adicionavam raspas de chocolate ao sorvete de baunilha para criar um efeito visual e de sabor.

O nome original era “fiocco di neve”, que significa “floco de neve” em italiano. O sorvete de flocos é muito popular no Brasil, onde é conhecido como “nata com chocolate” em algumas regiões. Ele é um dos sabores mais vendidos nas sorveterias e supermercados do país.

Como fazer sorvete de flocos?

Para fazer sorvete de flocos, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Ingredientes:

  • 2 xícaras de creme de leite fresco
  • 1 xícara de leite
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 100 g de chocolate meio amargo picado

O modo de preparo:

  • Em uma panela, misture o creme de leite, o leite e o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até ferver.
  • Desligue o fogo e adicione a essência de baunilha, mexendo bem.
  • Transfira a mistura para uma tigela e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou até ficar bem gelada.
  • Bata a mistura com uma batedeira ou um mixer até formar picos firmes.
  • Adicione o chocolate picado e misture delicadamente com uma espátula.
  • Coloque a mistura em um recipiente com tampa e leve ao freezer por pelo menos 8 horas, ou até ficar firme.
  • Retire do freezer 10 minutos antes de servir e aproveite!
sorvete de flocos, receitas, dicas, sobremesa - blogster.com.br

Qual é a origem dessa receita de sorvete de flocos?

A origem do sorvete de flocos é incerta, mas existem algumas teorias sobre como ele surgiu. Uma delas é que ele foi criado por acidente, quando um confeiteiro italiano derrubou raspas de chocolate em um sorvete de baunilha que estava preparando. Outra é que ele foi inspirado pela neve que caía no inverno italiano, e que os flocos de chocolate representavam os flocos de neve.

Uma terceira é que ele foi inventado por um sorveteiro que queria aproveitar as sobras de chocolate que tinha em sua loja. Seja qual for a verdade, o fato é que o sorvete de flocos conquistou o paladar de muitas pessoas ao redor do mundo, especialmente no Brasil.

5 Dicas de receitas que combinem sorvete de flocos ?

Se você gostou dessa receita de sorvete de flocos, confira essas 5 dicas de receitas com seus ingredientes que combinam com o tema principal do artigo:

Sorvete de flocos com calda de chocolate: aqueça 1/2 xícara de creme de leite e 1/4 de xícara de chocolate meio amargo picado em uma panela, mexendo até derreter e formar uma calda. Sirva sobre o sorvete de flocos e decore com raspas de chocolate.

Sorvete de flocos com frutas vermelhas: em uma panela, misture 1 xícara de frutas vermelhas (morango, framboesa, amora, etc.) com 1/4 de xícara de açúcar e 2 colheres de sopa de água e leve ao fogo médio, mexendo até formar uma geleia. Deixe esfriar e sirva sobre o sorvete de flocos.

Sorvete de flocos com bolo de chocolate: corte um bolo de chocolate em pedaços e coloque em uma travessa. Cubra com o sorvete de flocos e leve ao freezer por 2 horas, ou até firmar. Corte em quadrados e sirva.

Sorvete de flocos com casquinha de chocolate: derreta 200 g de chocolate meio amargo em banho-maria ou no micro-ondas. Mergulhe as bordas de casquinhas de sorvete no chocolate derretido e deixe secar sobre papel manteiga. Recheie as casquinhas com o sorvete de flocos e sirva.

Sorvete de flocos com banana caramelada: em uma frigideira, derreta 2 colheres de sopa de manteiga e 1/4 de xícara de açúcar mascavo. Adicione 2 bananas cortadas em rodelas e cozinhe por 5 minutos, virando de vez em quando, até caramelizar. Sirva sobre o sorvete de flocos e polvilhe com canela.

Conclusão

O sorvete de flocos é uma receita simples, rápida e deliciosa que pode ser preparada em casa com poucos ingredientes. Você aprendeu como fazer essa receita e 5 dicas de variações com outros ingredientes que combinam com o tema principal.

Esperamos que você tenha gostado e que experimente essas receitas em sua casa. Deixe um comentário com a sua opinião sincera e sugestões. Até a próxima!

Tags: | | |

Sobre o Autor

Jennifer Soares
Jennifer Soares

É uma entusiasta criadora de conteúdo para blogs, formada em Marketing e apaixonada por culinária.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.